quinta-feira, 3 de abril de 2014

BANDOS ARMADOS PREPARAM ATAQUE QUÍMICO A DAMASCO






Gangues armadas na Síria conspiram para realizar um ataque químico nos subúrbios de Damasco para colocar a culpa no governo de Bashar al-Assad, alertou o embaixador sírio na ONU, Bashar Jaafari, ao Conselho de Segurança.




"As autoridades competentes na Síria interceptaram uma comunicação sem fio entre dois terroristas na área de Jawbar em Damasco", Jaafari informou em carta endereçada ao Secretário Geral Ban Ki-moon a ao Conselho de Segurança. A carta foi publicada nesta terça no site da ONU.

Na comunicação, o diplomata informou que "um dos terroristas disse que outro terrorista chamado Abu Naidr estava distribuindo máscaras de gás secretamente"

Os serviços de segurança sírios, disse Jaafari, também interceptaram outra comunicação entre militantes, um deles chamado Abu Jihad. Nesta conversa, o último indicou que o gás tóxico seria usado e que "pediu a todos que trabalhem com ele forneçam máscaras protetoras."

Em março, Jaafari informou o Conselho de Segurança que uma pessoa chamada Haytham Salahuddin Qassab "transportou substâncias químicas da Turquia em nome da organização terroista conhecida como Ahrar al-Sham". Ele teria comprado os agentes químicos da empresa turca Dharwa Import and Export Company.

As substâncias incluiriam fósforo branco e hidroxilamina isopropílico, entre outras. Os militantes planejariam usá-las para produzir fumaça branca em certas áreas e depois afirmar que os aviões sírios as teriam bombardeado, disse Jaafari. "Contudo, o motivo principal para a solicitação dessas substâncias seria para usá-las como armas químicas", alertou o diplomata sírio.

Oriente Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário